Dinheiro X Talento. Onde entra a ética profissional?

Ai meu Deus….

Como é difícil começar uma conversa sabendo que vai malhar alguém.
Mas já ouvi certa vez que ninguém é bom ou mau o tempo todo…

Então lá vai.

Tem gente que passa pela vida da gente e só faz merda. Não consegue deixar o mínimo resquício de simpatia, nada que valha.

Mas tem gente que deixa um bem-querer enorme. E a gente fica morrendo de saudade e tal e tal… e fica amando pra sempre…

Eu sou uma colecionadora de afetos… tenho comigo, há mais de trinta anos, uma família linda,… amigos queridíssimos que guardo apertadinhos no coração. Sou efetivamente uma pessoa do bem. Posso afirmar ter tido uns dois ou três desafetos na vida, em situações completamente fora do meu controle. Mas…

Hoje eu esbarrei virtualmente numa pessoa que me inspirou um sentimento muito ruim.

Não só hoje, mas todas as vezes em que estive com ela por perto a energia não fluiu. Uma pessoa arrogante, pretenciosa, presunçosa. Tudo de mal, tudo de ruim. E eu aprendi, há algum tempo, que existem pessoas que deixam um mal cheiro por onde passam e por isso não merecem a menor consideração. Falta essência. Pode até ser espiritual.

Mas tem história que merece atenção sim, porque hoje em dia, com essa “fantasmagórica” inversão de valores, as pessoas de bem se perdem em meio aos oportunistas, pistoleiros e psicopatas.

Pessoas que queiram subir a qualquer preço, pisando, usando pessoas, passando por cima, nem sempre por dinheiro ou poder, mas para fazer sucesso às custas dos outros, devem ser mantidas afastadas porque trazem energia negativa.

É até discutível quando vemos alguém cometer uma transgressão por precisar de dinheiro. Não que isso seja justificável. Mas achar que as pessoas estão à venda numa vitrine ???? É puro “mau-caratismo” …

Ao participar do programa “Idolos”, na Rede Record, muitos jovens talentosíssimos enfrentam uma verdadeira batalha para mostrar seu potencial sabendo que apenas um deles, a duras penas, chegará à final com a promessa de ter seu cd gravado e possívelmente poder chegar ao topo de uma merecida carreira. Torço por eles.

Mas tem gente por aí que acha que dinheiro e poder de pai e mãe compra tudo. E se esquece que o maior bem que existe ninguém pode comprar.
Talento, meu caro, ninguém compra. Podemos passar fotos no fotoshop, voz pelo “pro tools”… gastar conversinhas , até usar de “métodos facilitadores”.

Publicar imagem mentirosa, se expor a verdadeiros desastres na internet e contratar grandes nomes para constar no encarte ou famosos nas fotos… isso não significa gravar um cd e sim construir uma imagem falsa de si mesmo, que lá “da onde eu vim” dá-se o nome de “falsidade ideológica”… coisa aceita só na ficção.

Existe uma coisa chamada “verdade”… ou se quiserem “ao vivo”… “a vera”… isso meu amigo, tá pra nascer mamãe que possa comprar… porque a imprensa especializada não perdoa… se não através dos veiculos de comunicação, que também podem publicar matérias pagas… nos bastidores, no “boca-a-boca”, que dá uma boa queimadinha na falsa imagem de qualquer um e o põe na gavetinha.

Tem muito artista famoso que conhece a gavetinha!

Desculpem-me pelo desabafo e saibam que não estou generalizando. Estou dando aqui um depoimento estritamente pessoal. Admiro o talento dos novos artistas, gosto de observar a tragetória deles, tive o privilégio de acompanhar de perto várias delas, gosto muito de analisar questões de mudanças comportamentais ligadas ao palco, ao sucesso repentino, à influência que ele pode excercer no indivíduo, o nascimento do mito e sua trajetória….

O caráter é de observação e estudo. Meu intuito é manter a serenidade, com tolerância e paciência…

Sempre.

ops… e onde entra a ética profissional ??? Pois é, nesta história ela não apareceu. Mas ela existe viu… na próxima eu apresento.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s